sábado, 8 de dezembro de 2012

palavras separadas por 3000 anos...

Bendita seja a mãe que te gerou.
Bendito o leite que te fez crescer.
Bendito o berço aonde te embalou
A tua ama, para te adormecer!

Bendita essa canção que acalentou
Da tua vida o doce alvorecer...
Bendita seja a Lua, que  inundou
de luz, a Terra só para te ver.

Benditos sejam todos os que te amarem,
As que em volta de ti se ajoelharem
Numa grande paixão fervente e louca!

E se mais que eu, um dia, te quiser
Alguém, bendita seja essa mulher, (homem)
Bendito seja, o beijo dessa boca!

Florbela Espanca

-----------------------------------
Ó minha lubi (1), minha lubi, minha lubi
minha labi (2), minha labi, minha labi, meu mel da mãe que te deu á luz,
minha uva suculenta, meu mel..., minha boca-de-mel de sua mãe,
o brilhar dos teus olhos é um deleite para mim,
vem, minha irmã (3) amada!
O saudar da tua boca é um deleite para mim,
minha boca-de-mel de sua mãe,
o beijar meu peito dos teus lábios é um deleite para mim
vem, minha irmã amada!
Minha irmã, é boa a cerveja do teu grão,
minha boca-de-mel de sua mãe,
é boa a bebida cintilante da tua "cerveja-pão",
vem, minha irmã amada!
Na tua casa, a tua exuberância é um deleite para mim,
minha boca-de-mel de sua mãe,
minha irmã, a tua exuberância é um deleite para mim,
vem, minha irmã amada!

Literatura Suméria
in, Antologia de Cantigas de Amor do Oriente Antigo

(1), (2) - palavras onomatopáicas de carinho, "querida" "amor"
(3) - palavra sem relação de consanguinidade

1 comentário: