domingo, 2 de fevereiro de 2014

carnis valles






Libertação, consagração, exibição/ostentação - as três fazes por que passou o Carnaval, desde o seu nascimento com a cultura grega.
Libertação - festas e agradecimento aos deuses pela fertilidade da natureza.
Consagração - libertação dos prazeres da carne (carnis valles).
Exibição/ostentação - domínio da cultura do marketing.

Curiosamente, nas duas primeiras fases,  o anonimato e a privacidade estão presentes, dando conta da importância do respeito pelo eu e consequentemente pelo "outro", mas também pelos incontornáveis prazeres da carne, evidência que a própria Igreja Católica não conseguiu apagar.

Confesso-me  desinteressado pela fase da exibição/ostentação.
Pelo contrário, revejo-me profundamente na libertação e consagração, momento que vivi enquanto ritual de passagem. 
Sempre me fascinou interagir com o "outro", durante o ritual do Carnaval, de forma anónima, respeitosa e louca. Mas sinto que essa perespetiva está "ultrapassada" pela  perespetiva construída da ostentação.

Assusta-me vestir-me de palhaço e não poder mostrar a minha alma.



Sem comentários:

Enviar um comentário